Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Agevisa ressalta avanços da Paraíba na adesão de hospitais à cultura de segurança do paciente

No período de 2016 a 2019 houve um crescimento considerável da adesão de hospitais paraibanos com leitos de UTI à cultura de segurança do paciente. Segundo relatório da Anvisa divulgado no início de 2020, em 2019 a Paraíba figurou entre os dez Estados brasileiros com maior número de serviços de assistência à Saúde que preencheram o Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente que permite ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária coletar subsídios para definir e orientar ações sanitárias voltadas para a ampliação e fortalecimento das práticas de segurança do paciente no País.
A crescente adesão dos hospitais paraibanos foi destacada pela coordenadora estadual de Segurança do Paciente, Vívian de Oliveira Lopes, no I Meeting Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente da Agevisa, realizado na tarde de quinta-feira (17). Na oportunidade, Vívian acrescentou que até a data de 06 de junho de 2020 a Paraíba já contava com setenta Núcleos de Segurança do Paciente implantados e cadastrados junto à Anvisa.
A íntegra do I Meeting Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente da Agevisa pode ser acessada através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=2LfZJlLTTy0&feature=youtu.be e inclui a apresentação, pela coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande, Talita Falcão, dos resultados positivos do trabalho desenvolvido com a finalidade de garantir um atendimento seguro na unidade hospitalar.
Há também explanações da gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa, Magda Machado de Miranda Costa, sobre as ações nacionais voltadas para a segurança do paciente em serviços de saúde; do presidente da Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, Victor Grabois, sobre a importância da mobilização celebrada no dia 17 de setembro em todo o mundo, cujo tema escolhido para 2020 versa sobre “A Segurança dos Trabalhadores da Saúde como Prioridade para a Segurança do Paciente”, e da professora-doutora em Medicina e Saúde e Especialista Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Almerinda Luedy, sobre a importância dos indicadores da área da qualidade da segurança do paciente.
Evento inclusivo – Com tema central versando sobre a “Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente na Paraíba”, o I Meeting Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente da Agevisa foi aberto pela diretora-geral Jória Viana Guerreiro, que ressaltou o caráter inclusivo do evento e falou da importância da busca pela consolidação da cultura da segurança do paciente na Paraíba, destacando especialmente o empenho do diretor-técnico de Saúde da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes, e da gerente-técnica de Inspeção e Controle de Sangue e Hemoderivados, Vívian de Oliveira Lopes.
Anteriormente às palestras, o diretor-técnico Geraldo Moreira falou da satisfação em integrar o grupo que trabalha pela consolidação da cultura de segurança do paciente na Paraíba e observou que o apoio da Agevisa, notadamente da diretora-geral Jória Guerreiro, é fundamental para o planejamento e para a execução satisfatória das ações que visam alcançar os serviços de saúde do Estado.
No mesmo bloco, a coordenadora Vívian Lopes ressaltou o trabalho dos inspetores sanitários Andréa Cláudia Cardoso Rocha, Luciana de Araújo Coutinho, Mariceli Barbosa de Souza e Osvaldo José Guerra Guimarães, que integram, juntamente com ela (Vívian) e com o diretor-técnico Geraldo Moreira, o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente.
Formulário 2020 – Em sua palestra, a coordenadora estadual de Segurança do Paciente, Vívian de Oliveira Lopes, chamou a atenção para o prazo de preenchimento do Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente – 2020, que se encerra no dia 30 de setembro. Ela explicou que a iniciativa obedece ao disposto na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013/Anvisa, que instituiu ações para a promoção da segurança do paciente e para a melhoria da qualidade nos serviços de saúde no País.
Disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=55942, o formulário deverá ser preenchido até o dia 30 de setembro para dar celeridade ao processo de avaliação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, das práticas de segurança do paciente desenvolvidas em todo o território nacional. As informações decorrentes da autoavaliação são importantes para que se tenha o conhecimento real do quadro de segurança do paciente no Brasil e para que se possa identificar com maior eficiência os pontos positivos e negativos e, assim, adotar as medidas que se fizerem necessárias ao aperfeiçoamento e fortalecimento das Políticas de Saúde Pública no País.
A ação de coleta de dados por meio do formulário está prevista no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, disponibilizado pela Anvisa em 2015. O formulário permite que os serviços de saúdes façam a autoavaliação com base em 21 indicadores de estrutura e processo, nos termos da RDC 36/2013, da Anvisa.

Secom-PB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários