Faculdades de João Pessoa priorizam aulas práticas para retorno gradual às atividades presenciais; aulas teóricas devem continuar remotas

O retorno às aulas presenciais no ensino superior foi permitido a partir desta segunda-feira (5) em João Pessoa. Para evitar aglomerações e minimizar os riscos, porém, muitas instituições de ensino estão planejando o retorno gradual e dando prioridade aos cursos que possuem aulas práticas.
É o caso da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), por exemplo. O diretor geral da FPB, Guilherme Daflon, informou a reportagem do ClickPB que está preparando o retorno para as próximas semanas.
''Neste momento, retornaremos com as aulas práticas dos cursos que possuem disciplinas em laboratórios, com 50% da capacidade, em sistema de rodízio, em obediência ao decreto municipal. Os alunos, que não estiverem presencialmente na faculdade, assistirão as aulas de forma tele transmitida, ao vivo, com transmissão feita de dentro dos laboratórios. Por medida de segurança, as aulas teóricas permanecem no formato remoto'', explicou.
Ele também fez questão de destacar que a FPB definiu protocolos de Biossegurança, seguindo todas as orientações das autoridades sanitárias e governamentais. "Além disso, divulgamos para os nossos alunos e funcionários um 'Manual de Retorno Seguro', documento com todas as orientações necessárias para a segurança do corpo acadêmico, docentes e discentes e,  também dos funcionários administrativos, dentro do campus e fora do campus, considerando também a trajetória deles até chegar a faculdade e o retorno para suas residências'', afirmou.
Segundo ele, dentro do campus, todo os espaços foram adaptados, respeitando as medidas de distanciamento de 1,5 m, protocolo de triagem nas entradas de acesso à faculdade, aferição da temperatura corporal, tapetes sanitizantes nas entradas, uso de álcool em gel por todo o campus e sinalização de fluxo em todas os espaços. 
A FPB possui um Comitê de Incidentes, que prevê em seu plano, um protocolo de abordagem em casos de suspeita ou confirmação de casos, após a retomada. Esse comitê é formado por uma equipe, responsável por monitorar casos suspeitos, isolar e prover a desinfecção dos espaços, acompanhar os casos confirmados e direcioná-los para o tratamento nas unidades de saúde.
Unipê - Outra instituição que anunciou o retorno apenas para aulas práticas foi o Unipê. Em comunicado, a direção do centro universitário destacou que já no mês de julho havia retomado as atividades práticas dos alunos concluintes dos cursos da área da Saúde, conforme autorizado pela Prefeitura de João Pessoa na ocasião.
''Agora, frente às novas liberações do município – datadas de 02/10/2020, o Unipê esclarece que todas as aulas teóricas seguirão sendo realizadas de forma remota por meios digitais, com aulas ministradas ao vivo pelos docentes, e que planeja a retomada das atividades práticas dos demais períodos de forma gradativa e responsável, priorizando as demandas por nível de complexidade'', diz trecho do comunicado.
A direção da instituição informou que ao longo da semana, o Plano de Retomada das atividades será divulgado. O Unipê reforçou ainda que segue o Protocolo Sanitário Institucional e as orientações dos órgãos de saúde governamentais e da Organização Mundial da Saúde, de forma a garantir o bem-estar e segurança de todos.
Facene/Famene - A Facene/Famene emitiu um comunicado a toda comunidade acadêmica que, a partir desta quarta-feira (7), as atividades do semestre letivo 2020.2 passarão a acontecer em formato híbrido, obedecendo o Plano de Contingência Institucional. A implantação do regime híbrido acontecerá de forma gradual priorizando as atividades práticas das disciplinas/módulos dos semestres letivos 2020.1 e 2020.2.
A faculdade retornará, neste primeiro momento, com atividades presenciais, em grupos menores de estudantes. A Facene/Famene também esclareceu que atenderá às exigências com relação ao Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Epidemia; Protocolos de adaptação da infraestrutura, sinalização, distanciamento, prevenção de aglomeração, ventilação e higienização dos ambientes; treinamentos, orientações e divulgação do correto uso dos equipamentos de proteção (EPI).
CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários