‘Difícil aprender’, diz aluno que desistiu do Enem 2021 por não se adaptar às aulas on-line

 


Arthur Carvalho Ramos Damasceno, de 20 anos, sonha em ser psicólogo. Para isso, a ideia inicial era fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 para tentar uma vaga na faculdade, mas a falta de adaptação para acompanhar a aulas do cursinho preparatório pelo celular e a dificuldade financeira fizeram com que ele desistisse de se inscrever para o exame.

A realidade de Arthur é a de muitos outros alunos pelo país afora. Neste ano, apenas pouco mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram – menor número desde 2007. Em Minas Gerais, foram 382.381 inscritos.

Em rápida entrevista ao G1, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o exame de 2020 teve 50% de faltas por causa “da mídia, que só falava de doença”. Ou seja, a abstenção em 2020 resultou em menor número de inscritos em 2021.

“Não estou pronto, me senti menos preparado. Eu me formei meses antes de a pandemia começar, porém não me adaptei ao ensino remoto de cursinhos. Acompanhei alguns que tinham vídeos gravados disponíveis, mas é muito difícil concentrar e aprender assim, aí desisti” contou o jovem Arthur.

Como o sonho de cursar psicologia não acabou, o estudante vai prestar vestibular em uma faculdade particular de Belo Horizonte e tentar uma bolsa de estudos.


G1


FALA PARAÍBA-BORGES NETO


Comentários