João Azevêdo e Cícero Lucena homenageiam paraibanos medalhistas nas Paralimpíadas de Tóquio

 

O governador do Estado, João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Luicena, recepcionaram na manhã desta sexta-feira (10), Os oito paraibanos que subiram ao pódio nas Paralimpiadas de Tóquio.

O governador João Azevêdo ressaltou o orgulho dos paraibanos com a representatividade e compromisso dos atletas paralímpicos e reforçou o trabalho do governo para apoiar o esporte no estado. “É uma satisfação poder celebrar tantas vitórias e destacamos o esforço dos atletas e esse é um momento de agradecer a dedicação deles. O que nós queremos é que mais jovens se interessem pelo esporte e os programas estão disponíveis para dar todo esse apoio. Investimos mais de R$ 3 milhões no Bolsa Esporte, contemplando 288 atletas e técnicos e reiteramos o nosso agradecimento e orgulho que vocês deram ao Brasil e à Paraíba”, frisou. 

“É um reconhecimento para estes atletas que são exemplo para todos os paraibanos. Esta é uma demonstração do nosso grande potencial e cabe ao poder público, junto às entidades que trabalham com pessoas com deficiência, garantir o suporte e o estímulo. Este exemplo leva outros jovens a se dedicarem ao esporte profissional”, destacou o prefeito.

Foto: Secom-JP

A Paraíba teve medalhistas no atletismo, com Petrúcio Ferreira (ouro nos 100 metros e bronze nos 400) e Cícero Valdiran (bronze lançamento de dardo); no goalball, ouro para Emerson Silva, José Roberto e Romário Marques; no futebol de 5, ouro para Damião Robson, Matheus Costa, Luan Lacerda e Jardiel Vieira; e no parataekwondo, bronze para Silvana Fernandes.

Além da medalha, Silvana voltou com outro marco significativo: foi a primeira mulher paraibana a medalhas nos jogos. “Tinha o sonho de representar minha nação e nada melhor que realizar este sonho já trazendo uma medalha. É muita emoção e uma alegria poder fazer isso com o apoio do Poder Público”, declarou.

Petrúcio também se destacou ao garantir duas medalhas. “Para mim é uma grande satisfação representar meu Estado e meu país e como é bom contar com este apoio para chegar às grandes competições. Isso nos dá a confiança de que acreditam em nós”, declarou.

Ainda estiveram presentes na solenidade o Secretário de Estado do Esporte, José Marcos, e o secretário municipal da Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio. “É um dia muito importante. Esta é a competição mais difícil do esporte. Sei das dificuldades que se enfrenta no esporte de alto rendimento e nossa missão é trabalhar para facilitar a vida desses atletas e que eles possam buscar resultados ainda melhores em Paris”, declarou Kaio.

Ações no Estado – Para fortalecer o esporte amador e profissional da Paraíba, o governador João Azevêdo criou, em 2020, o Bolsa Esporte, que também contempla os paratletas que competiram em Tóquio. O programa tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, sendo destinado aos atletas e técnicos de rendimento das modalidades olímpicas e paralímpicas, sendo admitidos ainda atletas, paratletas e técnicos de rendimento de modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Paralímpico Internacional, além das modalidades reconhecidas pela Secretaria Especial de Esportes. As bolsas são divididas entre as categorias internacional; nacional; institucional; estudantil; e representatividade.

Além disso, o Governo do Estado realiza diversas ações para contribuir com o paradesporto, a exemplo do programa Paraíba Paralímpica, que consiste na implantação de escolinhas gratuitas de modalidades em 40 polos em todo o estado e na realização  dos Jogos Paralímpicos da Paraíba e Escolares e Paraescolares. No paradesporto escolar, inclusive, a Paraíba está entre os quatro melhores estados do Brasil, considerando as medalhas recebidas nos eventos nacionais. Na última edição dos Jogos Paraescolares Brasileiros, realizados em 2020, em São Paulo, a Paraíba obteve 64 medalhas.

Comentários