Operação pipa volta a abastecer zona rural de Campina Grande com água potável


 Como forma de amenizar o drama nordestino, e suprir a falta de água em algumas regiões, o governo federal retomou a operação pipa na Paraíba. A operação, coordenada pelo Exército,  foi retomada esta semana em Campina Grande, com o objetivo de abastecer com água limpa e potável a zona rua do município.

De acordo com a planilha elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, deverão ser distribuídos 1,58 milhão de litros de água.Para este mês de outubro, a operação vai abastecer as 100 cisternas comunitárias cadastradas pela Defesa Civil em Campina Grande. A entrega da água deve acontecer até o dia 29, também, deste mês.

Serão beneficiadas 74 localidades da zona rural e assentamentos, totalizando uma população de 3.587 pessoas. A distribuição é realizada de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

Por conta da longa estiagem, 195  dos 223 municípios do Estado estão sob estado de calamidade pública publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE).
Por conta da falta de chuvas no Brejo paraibano, a barragem Canafístula II, em Borborema, que abastece municípios da região como Solânea e Bananeiras, entrou em colapso e não tem mais capacidade para abastecer a região com água nas torneiras.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Araruna, Riachão, Damião, Tacima e Dona Inês estão sem fornecimento de água pelas torneiras por tempo indeterminado.

Com o colapso no abastecimento na região, diversos problemas foram acarretados por conta da falta d’água. Moradores de Solânea e Bananeiras, as cidades mais afetadas com o colapso, precisam se deslocar de suas casas para conseguir água ou até mesmo recorrer à compra d’água por meio de vendedores em carros pipa.

SL
PB Agora




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários