Bombeiros alertam banhistas para que tenham mais atenção e evitem praias com ondas agitadas na Paraíba


 Com o verão em alta e o risco maior de afogamentos, é sempre necessário alertar à população para que não haja mais vítimas. De acordo com o Tenente Evandro Ataíde, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (4), a falta de atenção ainda é um dos principais fatores que contribuem para os casos de afogamentos.

Ele destaca que muitas pessoas se enganam ao entrar na praia sem avaliar os riscos de nadar em um local inapropriado, com maré alta e ondas agitadas. Segundo ele, os banhistas devem procurar os locais mais tranquilos para aproveitar o banho, onde haja equipe guarda-vidas e poucas ondas. "De preferência procurar a maré mais baixa e mais seca, sem ondas. É sempre importante olhar a tábua das marés. Procurar saber se tem pedras na região e se tem presença de equipes que possam prestar socorro no local", destacou.

"É necessário que as pessoas tenham atenção e entendam que o mar tem seus riscos. Se não sabe nadar não entre na água. Procurar praias em que o mar seja mais tranquilo. As praias de Cabo Branco, e Litoral Norte, com exceção de uma região em Intermares, que é uma área mais para surfistas por ser agitada. Evitar entrar na água quando o mar estiver mais agitado e sempre preferir os locais que tenham uma equipe de guarda-vidas", alertou. 

Ainda segundo ele, quem vai com criança deve ter a consciência de redobrar a atenção. "Ter muita atenção com as crianças. Evitar qualquer tipo de boias, e outros brinquedos que possa dar a falsa sensação de segurança", explicou. 

Ele ainda destacou alguns locais mais propícios aos afogamentos, ao destacar um quantitativo maior de mortes por afogamento na região do Litoral Sul. "Os locais estatisticamente que mais registram casos de afogamento na Paraíba são as praias localizadas no Litoral Sul, como Barra de Gramame, Coqueirinho e Praia Bela, principalmente no verão", disse. 

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários