Geraldo chama de ‘teimosos’ as pessoas que não se vacinaram ou não completaram seu ciclo vacinal e alerta para risco de morte


 Em entrevista à imprensa nesta semana o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, voltou a alertar aqueles que, ou ainda não se vacinaram, ou estão com o ciclo vacinal incompleto, destacando o risco de morte que correm essas pessoas que estão vulneráveis a todas a cepas do novo coronavirus.

“Infelizmente, por conta da teimosia de não se vacinar e não obedecer ao cronograma vacinal, essas pessoas estão mais vulneráveis (à variante Ômicron, da Covid-19) que podem evoluir para óbito”, comentou Geraldo.

Ontem (10), o secretario em entrevista ao portal destacou o que é ‘flurona’ e tirou dúvidas sobre a dupla infecção por Covid-19 e influenza. Segundo ele, o Brasil começou a registrar no começo de 2022 casos de infecção simultânea por coronavírus e influenza, conhecido como “flurona“. Apesar dos primeiros casos de “flurona” terem sido identificados nos Estados Unidos ainda no início da pandemia, em 2020, a coinfecção começou a ser frequentemente relatada no Brasil recentemente. Nas últimas semanas, foram detectados casos de dupla infecção em São Paulo, no Rio de Janeiro, Ceará e em Pernambuco. Sobre esse tema o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, tranquilizou a população paraibana.

Em Pernambuco, estado vizinho, já foram confirmados mais de 40 casos de dupla infecção. “Não temos nenhum caso confirmado da ocorrência simultânea em um mesmo paciente da doença da Covid-19 e do H3N2, a partir do momento que temos uma alta propagação do vírus H3N2 no nosso estado com a caracterização de uma epidemia e a chegada da variante Ômicron, e sabendo que essa variante se torna, em um curto espaço de tempo, a predominante da região, nós teremos casos de “Flurona” aqui na Paraíba também. Mas não é motivo de preocupação no mundo inteiro, é uma ocorrência ocasional e que, até o momento, não gera nenhum tipo de preocupação”, comentou.

Mas afinal, o que é a “flurona”? Segundo Geraldo “flurona” é apenas um apelido que se deu para a coinfecção, que nada mais é do que uma dupla infecção pelo vírus da Covid-19 e da influenza ao mesmo tempo.

Quais são os sintomas?

“Os sintomas se sobrepõem, já que as manifestações clínicas das duas doenças são semelhantes”, indica. Os sintomas mais comuns são febre, coriza nasal, dor de garganta e tosse.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários