UPA Oceania desenvolve projeto de atendimento humanizado em benefício dos pacientes

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania está desenvolvendo o projeto Humaniza, que visa aprimorar o atendimento humanizado em benefício dos pacientes. O objetivo é oferecer receptividade ao usuário desde o acolhimento, passando pela classificação de risco até a assistência prestada, direcionando o atendimento e envolvendo toda a equipe multiprofissional.

De acordo com a diretora geral da UPA Oceania, Thatianny Coelho, o projeto, iniciado em janeiro deste ano, busca proporcionar um espaço de acolhimento e escuta qualificada para os usuários que procuram o serviço. “Há uma equipe que fica identificada na recepção para fazer o acolhimento do usuário, escutar a demanda, tentar identificar a necessidade dele antes mesmo de passar pela classificação de risco e fazer a orientação necessária”, afirmou.

Além de melhorar o acolhimento, o projeto Humaniza UPA Oceania também busca acelerar e organizar o fluxo de atendimento. Para isso, a unidade está promovendo atividades com temas relevantes conforme o perfil de atendimentos da unidade; ações direcionadas aos usuários, acompanhantes e trabalhadores do serviço; além de capacitar e atualizar a equipe.

O servidor público Marcos Araújo procurou a UPA Oceania por estar sentindo dores musculares e elogiou o atendimento que recebeu desde a recepção. “Achei interessante que uma funcionária veio até mim e perguntou o que eu estava sentindo e se já havia passado pela classificação de risco. Então, essa atenção que a gente recebe antes mesmo do atendimento faz toda a diferença”, afirmou.

Da mesma forma, o administrador Jorge Medeiros também gostou do acolhimento recebido no serviço. “Estava me sentindo mal e procurei a unidade mais próxima. Fui atendido rapidamente e todos os profissionais foram muito atenciosos”, disse.

Equipe motivada – A diretora multiprofissional da unidade, Janiele Domiciano, destacou que o projeto foi planejado desde o ano passado. “Traçamos metas para todo o desenvolvimento e começamos motivando os profissionais para eles entenderem a importância do acolhimento”, ressaltou.

Entre as ações motivacionais realizadas com os funcionários estão: dinâmica interativa, discussões participativas, simulações com participação interativa por meio de demonstrações de situações rotineiras, rodas de conversa com perguntas e feedback, utilização de mural e cartazes, além da elaboração de vídeos temáticos.

Durante o ano serão abordados diferentes temas, mensalmente, de forma lúdica, motivadora e fácil assimilação como uso de EPIs, assédio, identificação do paciente, humanização e acolhimento aos usuários, a importância do prontuário, segurança na administração de medicação, cuidando do servidor, cuidando do acompanhante, sala de espera humanizada, prevenção de quedas, lavagem de mãos, acidentes de trabalho e cuidados de enfermagem.

Serviço – A UPA Oceania funciona 24 horas, sete dias da semana, atendendo casos de urgência e emergência, mas acolhendo todo usuário que procura assistência na unidade. O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos, onde a ordem de chegada não determina a rapidez com que o paciente será atendido. Atualmente, são realizados cerca de 400 atendimentos diariamente.

O serviço conta com 14 leitos, sendo um de isolamento, e uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais e trabalhadores da área administrativa.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Comentários