USF do Treze de Maio, em João Pessoa, é interditada após fiscalização do CRM

 

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente o trabalho dos médicos da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Viver Bem, no bairro Treze de Maio, em João Pessoa. Em fiscalização realizada nesta terça-feira (26), o Conselho constatou as precárias condições de funcionamento, com problemas de infraestrutura (mofo, calor, falta de privacidade), escassez de insumos, exames e equipamentos básicos, além da falta de segurança para os profissionais e patrimônio.

Conforme a equipe de fiscalização do CRM-PB, a situação da USF está pior que o observado nas fiscalizações anteriores e as inconformidades apresentadas em relatórios passados não foram sanadas. “A unidade apresenta diversas inconformidades que comprometem o ato médico, com ambientes insalubres e falta de exames e equipamentos básicos, como termômetro e estetoscópio. Também não há lençóis para as macas, sabão e papel toalha. Infelizmente, tivemos que fazer a interdição ética dos médicos para que a população tenha condições mínimas para um atendimento digno e os profissionais tenham a estrutura necessária para trabalhar”, afirmou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

Também foi constatado que os consultórios médicos funcionam de forma improvisada, com os médicos tendo que atender nas salas de enfermagem e de odontologia, utilizando cadeiras odontológicas como maca, ou atendendo em uma sala e examinando em outra. Outros problemas encontrados foram: lavatórios para as mãos não funcionam ou não tem insumos (sabão, papel toalha); lâmpadas queimadas; portas que não fecham, comprometendo a privacidade do paciente; infiltrações e mofo nos consultórios médicos, nas salas de enfermagem, nas de curativo, de observação e na farmácia. Há ainda relatos de situações de ameaça à integridade física dos profissionais e do patrimônio, já que não há serviço de segurança na unidade.

Ensino Médico

A USF Integrada Viver Bem possui quatro equipes de saúde e funciona como Unidade Escola, com campo de práticas para a Faculdade de Ciências Médicas para alunos da graduação e pós-graduação em Medicina da Família e Comunidade. Desta forma, por se tratar de unidade onde o aluno de medicina e o médico residente estão em processo de formação, a falta de condições para o cuidado dos pacientes pode prejudicar o aprendizado e incorrer em faltas éticas futuras.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NTO

Comentários